Aos pais


CARTA ÀS FAMÍLIAS COM FILHOS NA CATEQUESE




Edificar a Igreja Doméstica


Queridas famílias:

Que a Paz de Cristo Ressuscitado encha os vossos corações e habite em vossas casas!

Depois de um período de difícil adaptação, são horas de fixarmos algumas práticas, que nos mantenham unidos e reunidos. Temos de reinventar formas de ser e de crescer como cristãos, valorizando sobretudo a família, como verdadeira Igreja doméstica. Como? 

Podemos participar na Eucaristia a partir de casa!

Participemos, se possível, em  directo  na  Eucaristia,  que  será transmitida pela página do Facebook da Paróquia (acesso Aqui) e acompanhar as orações publicadas no nosso Blogue (acesso Aqui) e YouTube (acesso Aqui) (são acessos da Paróquia do Caniço que importa subscrever, sem custos, para depois receberem notificação das publicações).

Durante a semana transmitimos o Terço às 18:30 e de seguida a Santa Missa. Ao fim de semana, temos aos sábados o Terço Às 17:30 e 18h00 (com transmissão das Eiras) e aos domingos às 10h00  (com transmissão do Caniço). Temos muitas pessoas a participar, da nossa comunidade e de outros países nomeadamente,  da França, da Inglaterra, do Canadá, do Brasil…

Contamos com a participação das crianças e adolescentes da nossa comunidade paroquial!

Na impossibilidade de usar estas ferramentas, podemos sempre contar com as transmissões televisivas da Eucaristia Dominical.
Acompanhemos estas celebrações com a dignidade que elas merecem: com respeito e silêncio.

Realizemos em nossa casa, todos os fins de semana, uma liturgia familiar, um tempo de oração em família, em sintonia com a Liturgia Dominical da Eucaristia. Todas as semanas, disporemos, no site da nossa Paróquia  do Caniço  uma  proposta  simples,  que  podemos  realizar,  de  preferência  ao domingo ou, na impossibilidade, num dia e horário ajustados à realidade de cada família. Continuemos unidos em oração e rezemos todos os dias, pelo fim desta pandemia.

Catequese em casa

Vamos prosseguir a Catequese, com a adaptação possível à realidade que atravessamos, apresentando a modalidade de Catequese em casa prevê-se manter este formato até 27 e 28 de junho. Pretende‐se que o encontro de Catequese seja relativamente breve. Os Catequistas estão a combinar convosco os tempos e formas de comunicação.

A  Catequese  em  casa,  será  feita  em  grupo(s),  recorrendo  a  algumas  aplicações  informáticas  ou  ferramentas  digitais  disponíveis  e  gratuitas, nomeadamente através de comunicação via email;  “Zoom”;  “Google  Hangouts”;  o  “Google  Meet” ; (https://hangouts.google.com); “WhatsApp” (até 4 pessoas); “Google Classroom”; “Skype”, etc…

São ferramentas, relativamente simples de utilização, é necessário marcar reunião e enviar o link e o acesso é muito simples.

Em princípio, salvo acordo em contrário estabelecido entre catequistas e pais, estes encontros de Catequese em casa, e por meios digitais, terão lugar no mesmo dia e horário em que funcionava a Catequese em regime presencial. Pode acontecer que alguns grupos, por serem numerosos, se subdividam em horários diferentes.

Para os que não puderem acompanhar a Catequese por estes meios, os catequistas deverão propor‐vos outras formas de articulação, nomeadamente o aproveitamento das catequeses em casa, apresentadas e disponibilizadas, semana a semana, pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã ( site e canal Youtube: Educris)

Celebrações e festas da Catequese


Para este ano catequético de 2019/2020 (que finda em 27 e 28 de junho de 2020), ficam canceladas todas as celebrações e festas da Catequese, em regime presencial.

Em meados de setembro, início de um novo ano catequético e pastoral, serão calendarizadas as Festas da Eucaristia (1.ª Comunhão para o 3.º ano de 2019/2020) e Profissão de Fé (para o 6.º ano de 2019/2020).

Caridade criativa

Temos consciência de que “nem tudo vai ficar bem” como se apregoa por aí. A pandemia tem também efeitos terríveis na ordem social e económica. E a vida das famílias ressentir‐se‐á disso mesmo, a breve prazo.  Por isso, a importância da nossa oração por todos e a necessidade de ajudarmos os que mais precisam.
A Paróquia não tem grandes recursos, mas pode desencadear formas de entreajuda e de partilha. Reportem ao pároco ou aos catequistas as situações do vosso conhecimento que careçam de apoio e procuraremos encontrar formas criativas de exercer a caridade, dentro das nossas possibilidades.

Com os votos de uma feliz cinquentena pascal, 
do vosso Pároco e Catequistas

Sem comentários:

Enviar um comentário

 Desafio - CATEQUESE DA ADOLESCENCIA   CONSTRÓI A MEDITAÇÃO DA VIA SACRA TEMA OS PASSOS Articula-te com o/a tua Catequista para informações ...