quarta-feira, 22 de abril de 2020

Sou Catequista - Aqui estou!




Vivemos uma profunda mudança no nosso dia a dia, o que temos a fazer e como o concretizamos: mudou!

A maravilhosa dádiva da vida e o reconhecimento da grandeza da maior oferta que recebemos: mantém-se!

Mais do que nunca, sou confrontada com a necessidade de aprofundar a Confiança, não uma confiança tola ou romanceada, mas a Confiança no meu Senhor e meu Deus. A Ele entrego os receios e dúvidas. A expressão que mais surge no meu pensamento, nas últimas três semanas é: eu não sei! Eu não sei como estaremos, eu e os meus pais, amanhã; não sei quais os próximos passos; não sei trabalhar em novas aplicações informáticas; não sei como organizar os conteúdos de catequese e a sua comunicação na nova realidade; não sei a melhor maneira de ser testemunha – será demasiado virtual as estratégias de comunicação?
Nesta insegurança, esforço-me por colocar no meu coração as Suas Palavras, muitas delas por mim proclamadas, em tantos momentos, e que agora ressoam com uma intensidade avassaladora.
Pedidos como o “ìde e fazei o mesmo”, como nos fala no Bom Samaritano, abrem espaço para sentir a vontade de “ir”. Onde? O local físico, neste momento, é pouco importante, o fundamental é “ir” até ao próximo. As minhas mãos passaram a ser instrumento no teclado do computador, no movimento touch do telemóvel para escrever; gravar ou filmar uma mensagem… e assim rezo para conseguir ir aonde Ele quer que eu vá!
Outro abalo surge quando a indicação é: “fazei o mesmo”, meu Deus…Como posso eu, com todas as minhas fragilidades: fazer o mesmo!? E assim, as Palavras surgem novamente: “homem de pouca fé”…  

Pedindo a ajuda da Mãe do Céu, esforço-me para que compreenda mais e mais que: sou baptizada! Jesus em Ti confio! Tenho o Teu exemplo! Tenho o testemunho dos Apóstolos! Tenho os ensinamentos dos Santos! Tenho as memórias dos meus familiares amados, que já partiram! Tenho a família e amigos que estão comigo nesta caminhada! Tenho o acompanhamento do Sacerdote Paroquial e toda a Igreja! E tenho o Teu infinito AMOR!
Peço pois, o discernimento para dizer-Te: Aqui estou!

Em particular, como catequista, tenho a missão de ser Tua testemunha aos mais novos. Ontem, hoje e amanhã é disto que se trata. Por isso, de uma maneira diferente e num contexto nunca vivido, avançarei! E sei que tenho a Tua proteção para Bendizer o Teu nome!
Poderá ser através de uma chamada telefónica; de mensagem escrita; de gravação de mensagem de voz ou vídeo; de ferramentas de teleconferência; email; facebook;… enfim, pelo canal que for necessário, sou catequista e aqui estou!

A Liturgia de hoje diz-nos : “Os Apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus com grande poder e gozavam todos de muita simpatia.” Então, é esse testemunho que quero dar!
E coloco-me como Nicodemos atento ao que diz o Senhor Jesus: «Não te admires por Eu te haver dito que todos devem nascer de novo. O vento sopra onde quer: ouves a sua voz, mas não sabes donde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito».

Que o Senhor a todos abençoe!
Catequista Suzete

1 comentário:

  1. Linda reflexão neste momento de tanta angústia e incerteza... Uma coisa tenho a certeza saíremos todos mais sábios e mais pacientes. Obrigado Senhor por todo o alento! Obrigada Susete por esta partilha

    ResponderEliminar

 Desafio - CATEQUESE DA ADOLESCENCIA   CONSTRÓI A MEDITAÇÃO DA VIA SACRA TEMA OS PASSOS Articula-te com o/a tua Catequista para informações ...