domingo, 26 de abril de 2020

Papa Francisco - Carta a todos os fiéis para o Mês de Maio de 2020



Queridos irmãos e irmãs!

Já está próximo o Mês de Maio, no qual o povo de Deus manifesta de forma particularmente intensa o seu amor e devoção à Virgem Maria. Neste mês, é tradição rezar o Terço em casa, com a família; dimensão esta – a doméstica –, que as restrições da pandemia nos «forçaram» a valorizar, inclusive do ponto de vista espiritual.

Por isso, pensei propor-vos a todos que volteis a descobrir a beleza de rezar o Terço em casa, no Mês de Maio. Podeis fazê-lo juntos ou individualmente: decidi vós de acordo com as situações, valorizando ambas as possibilidades. Seja como for, há um segredo para bem o fazer: a simplicidade; e é fácil encontrar, mesmo na Internet, bons esquemas para seguir na sua recitação.

Além disso, ofereço-vos os textos de duas orações a Nossa Senhora, que podereis rezar no fim do Terço; eu mesmo as rezarei no Mês de Maio, unido espiritualmente convosco. Junto-as a esta Carta, para que assim fiquem à disposição de todos.

Queridos irmãos e irmãs, a contemplação do rosto de Cristo, juntamente com o coração de Maria, nossa Mãe, tornar-nos-á ainda mais unidos como família espiritual e ajudar-nos-á a superar esta prova. Eu rezarei por vós, especialmente pelos que mais sofrem, e vós, por favor, rezai por mim. Agradeço-vos e de coração vos abençoo.

Roma, São João de Latrão, na Festa de São Marcos Evangelista,
25 de abril de 2020 Papa Francisco

Oração a Maria (1)


Ó Maria,
Tu resplandes sempre no nosso caminho 
como sinal de salvação e de esperança. 
Confiamo-nos a Ti, Saúde dos enfermos, 
que permaneceste junto à cruz, associada à dor de Jesus, 
mantendo firme a tua fé. 

Tu, Salvação do povo romano,
 sabes do que precisamos 
e temos a certeza de que providenciarás
 para que, como em Caná da Galileia,
 possa voltar a alegria e a festa 
depois deste momento de provação. 

Ajuda-nos, Mãe do Divino Amor, 
a conformar-nos à vontade do Pai 
e a fazer o que Jesus nos disser, 
Ele que assumiu sobre Si os nossos sofrimentos 
e carregou as nossas dores 
para nos guiar,  através da cruz, 
à alegria da ressurreição. Amen! 

Sob a tua proteção procuramos refúgio,
 Santa Mãe de Deus. 
Não desprezes as nossas súplicas, 
nós que estamos na provação,
 e livra-nos de todos os perigos, 
Ó Virgem gloriosa e bendita! 

Oração a Maria (2)

«Sob a tua protecção procuramos refúgio, Santa Mãe de Deus» 

Na dramática situação actual, carregada de sofrimentos e angústias que afligem o mundo inteiro, recorremos a Ti, Mãe de Deus e nossa Mãe, e procuramos refúgio sob a tua protecção. 

Ó Virgem Maria, volta para nós os teus olhos misericordiosos nesta pandemia do coronavírus e conforta quantos se sentem perdidos e choram pelos seus queridos falecidos e, por vezes, sepultados de um modo que fere a alma. Sustenta aqueles que estão angustiados pelas pessoas doentes de quem não se podem aproximar, para impedir o contágio. Infunde confiança em quem vive ansioso com o futuro incerto e as consequências sobre a economia e o trabalho. 

Mãe de Deus e nossa Mãe, implora por nós a Deus, Pai de misericórdia, para que esta dura prova termine e volte um horizonte de esperança e de paz. Como em Caná, intervém junto do teu Divino Filho, pedindo-Lhe para confortar as famílias dos doentes e das vítimas e abrir o seu coração à confiança. 

Protege os médicos, os enfermeiros, o pessoal de saúde, os voluntários que, neste período de emergência, estão na primeira linha arriscando a própria vida para salvar outras vidas. Acompanha o seu esforço heróico e dá-lhes força, bondade e saúde. 

Permanece junto daqueles que assistem noite e dia os doentes, e dos sacerdotes que procuram ajudar e apoiar a todos com solicitude pastoral e dedicação evangélica. 
Virgem Santa, ilumina as mentes dos homens e mulheres de ciência, para que encontrem soluções justas para vencer este vírus. 

Assiste os Responsáveis das Nações, para que actuem com sabedoria, solicitude e generosidade, socorrendo aqueles que não têm o necessário para viver, programando soluções sociais e económicas com clarividência e espírito de solidariedade. 

Maria Santíssima, toca as consciências para que as somas enormes usadas para aumentar e aperfeiçoar os armamentos sejam, antes, destinadas a promover estudos adequados para prevenir semelhantes catástrofes no futuro. 
Mãe amantíssima, faz crescer no mundo o sentido de pertença a uma única grande família, na consciência do vínculo que une a todos, para que, com espírito fraterno e solidário, venhamos em ajuda de tantas pobrezas e situações de miséria. Encoraja a firmeza na fé, a perseverança no serviço, a constância na oração. 

Ó Maria, Consoladora dos aflitos, abraça todos os teus filhos atribulados e alcança-nos a graça que Deus intervenha com a sua mão omnipotente para nos libertar desta terrível epidemia, de modo que a vida possa retomar com serenidade o seu curso normal. 

Confiamo-nos a Ti, que resplandeces no nosso caminho como sinal de salvação e de esperança, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. Amen.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 Desafio - CATEQUESE DA ADOLESCENCIA   CONSTRÓI A MEDITAÇÃO DA VIA SACRA TEMA OS PASSOS Articula-te com o/a tua Catequista para informações ...